Sociologia
O trabalho apresentado tem por objetivo ressaltar a importância da Sociologia da Educação e sua representação na sociedade. Ao entender que a Sociologia estuda a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura.
Compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações e estruturas sociais.
A real função da Sociologia da Educação é nos fazer conhecer, observar o entorno do aluno para poder desenvolver o melhor trabalho possível e ajudar a transformar essa criança num ser critico e comprometido com o todo, transformando assim, nossa sociedade.
As contribuições da Sociologia para a Educação
A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que ajusta a conduta do indivíduo num grupo, a educação é um bem social, e esta relacionada às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm, valorizando a constrição de um desenvolvimento coletivo.
Pois podemos definir a sociologia como a ciência Humana que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os progressos interligados aos indivíduos em grupos, instituições e associações. Ela também estuda os fenômenos sociais, que vem a compreender as diferenças em suas formas de contribuição da Sociologia e suas culturas.
Já o termo Sociologia foi criado por volta de 1838 no século XVIII por Auguste Comte, que tinha em mente em unir os estudos aos homens com a História, a Psicologia e a Economia. A Sociologia somente conseguiu ganhar fundamentos como ciência através de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Assim, convive, hoje, lado a lado, uma sociologia da educação crítica com base, em geral, em algum