A Arte de Contar Histórias
FACULDADE DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO
DENISE HARUMI IVAMOTO ISIDORO
A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PIRASSUNUNGA
2014
DENISE HARUMI IVAMOTO ISIDORO
A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PIRASSUNUNGA
2014
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do contar histórias para os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, bem como analisar suas contribuições e ampliar o espaço de tal prática, auxiliando assim no processo ensino-aprendizagem. Partindo do princípio de que a leitura comece, ou deveria começar no seio familiar, sendo a sala de aula um aprimoramento de tal competência. Fazem parte da metodologia, o levantamento bibliográfico e relato pessoal.
Palavras-chave: Literatura Infantil – Educação – Contar Histórias
INTRODUÇÃO
É certo que contar histórias para crianças, desde o ventre da mãe, é de suma importância no desenvolvimento social, psicológico, cognitivo e moral. Afirma-se o efeito positivo que resulta o ato de a mãe embalar seu filho, com voz melodiosa, o bebê já se familiarizando desde então, com os mecanismos da narrativa, a proximidade e ternura que o ato de contar histórias envolve. A linguagem oral é a mais antiga forma de comunicação entre as pessoas, logo, contar histórias é a arte mais antiga e tem importante papel no desenvolvimento das crianças.
No capítulo 1, voltando um pouco no tempo, com a finalidade de situar o leitor no contexto histórico, discorremos sobre a origem da Literatura Infantil, como era vista pelos povos mais antigos bem como a sua importância para a vida das pessoas. O surgimento dos contadores de histórias, que tinham uma grande importância por passar valores e costumes da sua época para seus descendentes e até por auxiliarem na educação de