A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Ler e ouvir histórias permite entrar em um mundo fascinante, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. As histórias falam a linguagem do inconsciente, assim como os sonhos, elas provocam e revitalizam variados processos psíquicos, restabelecendo conexão e troca de consciente e inconsciente. Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, e simbólica. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto intermediário de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Histórias, Arte de Contar.
1 INTRODUÇÃO
Contar histórias utilizando a literatura infantil vem se tornando uma ferramenta muito importante no processo de valorização da leitura, da escrita e do desenvolvimento infantil. O ato de contar histórias proporciona à criança um momento de relaxamento, de descontração e equilíbrio, promove o seu bem estar físico, emocional, intelectual e social.
Observaremos que para todo esse processo ser positivo, é necessário à motivação dos profissionais da área e principalmente dos pais. O papel do professor é o de criar, de adaptar o material para as diferentes situações, onde se aplicam às formas de contar histórias para as crianças. Já o papel dos pais é investir em histórias infantis educativas que mais desperta o interesse do filho, buscando assim, desde cedo o hábito e prazer da leitura.
2 DESENVOLVIMENTO
O INÍCIO DA LITERATURA
A literatura infantil