A Argentina de Perón
America Latina no Pós Guerra Argentina de Perón
Manaus- Am
Escola Estadual Prof. Adelaide Tavares De Macedo
Alunos: Gabriel Ramos
Wagner Viana
Assunto
America Latina no Pós Guerra Argentina de Perón
Trabalho solicitado pelo prof° Ernesto na matéria de Historia para obtenção de nota parcial do 4° Bimestre.
Manaus- Am
Introdução
Abordarei nesse Trabalho a Argentina de Perón seus aspectos políticos, disputas e fraudes ocorrido na década de 1930. Essa período foi marcada pela crise do liberalismo, provocada pela Grande Depressão redução da demanda dos produtos de exportação, iniciada com a quebra da economia norte americana, se alastrando de forma visceral pelo resto do mundo.
A Argentina de Perón
Na passagem do século XIX para o XX, a Argentina viveu um período próspero e estável logo após o fim da ditadura de Juan Manuel Rosas. cenário político era regido por um Estado liberal onde os grandes proprietários de terra e a burguesia financeira equilibrava-se no controle do poder. O crescimento da economia argentina ocorria a largos passos e aproveitou da crise econômica europeia no início do século XX para ampliar seu parque industrial. O desenvolvimento econômico argentino trouxe um amplo processo de urbanização que concomitantemente ampliou os grupos trabalhadores do país. A ascendência desse novo cenário sociopolítico estremeceu o controle político das oligarquias que se cristalizaram no poder.
As tensões e disputas políticas ficaram assim marcadas pelo surgimento da União Cívica Nacional, que reunia diversos grupos políticos defensores do estado democrático. Durante a década de 1920, a União Cívica conseguiu chegar ao poder com a eleição de Hipólito Irigoyen. A força política