Perman Ncias Hist Ricas Do Peronismo Na Hist Ria Pol Tica Da Argentina
1001 palavras
5 páginas
PERMANÊNCIAS HISTÓRICAS DO PERONISMO NA HISTÓRIA POLÍTICA DA ARGENTINA.A política argentina é marcada por continuidades e o peronismo é o caso mais visível. Seus ícones, ainda, habitam o imaginário popular argentino, fazendo com que muitos queira ser percursores de sua filosofia política, econômica e social. Pré-peronismo
Durante os anos de 30 a 40 a Argentina conheceu um período denominado “Década Infame” marcada pelas fraudes eleitorais, repressão das massas e exploração do trabalhador.
Yrigoyen introduziu uma política de caráter popular e permitiu que a classe média argentina tivesse acesso ao poder, no entanto seu governo não trouxe mudanças consideráveis a econômica que manteve-se particularidade imperialista e voltada para o mercado externo.
Nesse contexto as Forças Armadas, segundo a opinião pública, representavam a única solução para manter o pais longe da corrupção eleitoral. Dessa maneira o golpe militar que derrubou Hipólito Yrigoyen, contou o apoio popular e a participação do coronel Juan Domingo Perón.
O apoio popular não durou muito tempo, insatisfeita, a sociedade requeria a volta da democracia. Isso porque dentro do Exército havia um racha, pressionado pelos EUA o presidente da república saiu de sua posição neutra e deu apoio aos países Aliados, essa decisão fez com que os grupos a favor da neutralidade deixassem de apoiar o regime.
Estudantes, intelectuais, conservadores e democratas, deram início a movimentos de oposição.
Nesse período as relações entre Estado e sindicatos haviam se tornado amis estreitadas devido a mediação da Secretaria do Trabalho conduzida por Juan Perón.
Quando assumiu o Departamento Nacional do Trabalho, Perón adquiriu grande prestígio junto a massa trabalhadora que via seus interesses até negligenciados sendo defendidos.
A aproximação com as classes trabalhistas afastou Perón dos militares e a atenção e admiração que começava a adquirir deu início ao desconforto e desconfianças dentro das forças armadas cominando no