A educação física e o controle do corpo
Resumo: Este artigo trata da educação física e atividades a ela relacionadas como forma de controle dos cidadãos argentinos durante o primeiro governo de Juan Domingo Perón (1949/1955) na Argentina. As atividades físico-esportivas desenvolvidas durante esse governo constituíram um poderoso meio de transmissão da idéia de unanimidade, harmonia e fraternidade a todos seus participantes e representavam um meio eficaz de cooptação das massas.
Palavras-Chave: educação física, peronismo, disciplinamento.
Abstract: This article relates to the physical education and activities related to it as a form of control of the Argentinean citizens during the first government of Juan Domingo Peron (1949/1955) in Argentina. The physical and sport activities developed during this government represented a powerful way to transmit the idea of unanimity, harmony and fraternity to all the participants and represented an efficient way to congregate the masses.
Key words: physical education, peronismo, discipline.
Introdução
Este artigo procura analisar o significado da educação física e de outras atividades a ela relacionadas na cooptação dos corpos e mentes dos cidadãos argentinos durante o primeiro mandato de Juan Domingos Perón como Presidente da República Argentina (1946/1955).
Abordaremos essas questões do ponto de vista político, ou como um “micropoder” a que se refere Foucalt (1986), pois Perón e seus ideólogos construíram a idéia da unanimidade de apoio das massas ao regime, que era mostrada através da teatralização da idéia da sociedade coletiva. Nesse sentido, a utilização do esporte tinha papel importante na cooptação das massas e disciplinamento dos cidadãos, com vistas ao controle do corpo e da mente.
As fontes utilizadas para esta pesquisa foram, principalmente, os jornais argentinos La Epoca, El Laborista, La Razon, La Prensa e Democracia e a revista Mundo Desportivo que foram microfilmados no Arquivo Nacional