A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PELAS RELIGIÕES
Aluno: Diego de Almeida Pereira R.A: 11742285
RESUMO
A pesquisa abordará como objeto de estudo a apropriação do espaço urbano pelas religiões na cidade de Piracicaba, mais especificamente na área central da cidade. Busca-se organizar um banco de dados e conhecimento que possibilite o entendimento de como é a influência que esses grupos sociais e suas visões de mundo refletem em seu entorno, contribuindo para a configuração da realidade atual da cidade.
1. DEFINIÇÃO
Esta pesquisa visa compreender a importância que os espaços religiosos, materiais e simbolicos, refletem em seu ambiente, em seu entorno e a influência que exercem na população modificando a dinâmica do território, os meios produtivos, as formas de vida e a paisagem. Salienta-se avaliar e compreender a dinâmica desses grupos sociais, suas adaptações, ideologias e culturais na região e no lugar. Sabe se que a localidade de uma edificação tem influência direta em seu ambiente e até mesmo em sua região dependendo de sua escala e importância. Nas diretrizes de Souza (2009) observa-se que uma conexão com o emocional é criada e mantida entre a população através da edificação do lugar sagrado. Com o intuito de apresentar os lugares que tem poder simbólico, refere-se à noção de lugar sagrado associado necessariamente ao seu território definido.
O lugar simbólico não é meramente descoberto, fundado ou construído. Ele é reivindicado e operado pela comunidade religiosa. Um dos instrumentos metodológicos utilizados para sua compreensão refere-se às relações de poder hierárquico de uma comunidade sobre a outra, que resultará em associação ou exclusão, dominação e subordinação, inclusão e exclusão, dependendo da política e/ou da antiguidade de estabelecimento do lugar. (ROSENDAHL, 1998, p.122)
2. OBJETIVO
Compreender como os fenomenos religiosos refletem no espaço a partir de seus costumes na área central de