PRINCÍPIOS EDUCATIVOS NA EAD
INTRODUÇÃO a EaD
Professor: Alexander de Carvalho
Aluno: Paraguassu da Silva Velasco
Enunciado da Tarefa: No texto “Mas o que é EAD?”, disponível na pasta de item Leitura, a autora apresenta princípios educativos importantes para educação. Faça um resumo, de no máximo 25 linhas, dos princípios educativos apontados por Andrea Brandão no texto.
A cooperação como princípio educativo exige colaboração e contribuição dos participantes do sistema de educação. Demanda trabalho conjunto e coletivo para alcançar um objetivo compartilhado. Para a efetivação da aprendizagem não basta a reflexão individual do aluno em relação aos conteúdos, mas compartilhar sua reflexão com as reflexões dos outros participantes do processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, requer a participação e integração coletiva, tanto de alunos como de professores e tutores. Á construção do conhecimento é estimulada quando o aluno tem oportunidade de se relacionar com outros, interagindo, cooperando e coordenando pontos de vista com outros colegas.
Outro princípio, é a autonomia, que refere-se às múltiplas capacidades do indivíduo em representar-se, tanto nos espaços públicos como nos espaços privados da vida cotidiana. A sua capacidade de decidir, de processar e selecionar informações, de lidar com elas criticamente. Mas, acima de tudo, a criatividade e a iniciativa.
Optando por afastarmo-nos de uma abordagem individualista da educação a distância, compreendemos que autonomia significa que o estudante é o responsável por percorrer a trajetória da aprendizagem proposta por seu professor nas estratégias de ensino, construindo conhecimento em interação e cooperação com todas as outras pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
Um dos princípios também é a interação. Uma equipe de educadores planeja e desenvolve atividades de ensino-aprendizagem que devem, antes de ensinar, promover a aprendizagem através da autonomia, a interação e cooperação. Esta