linguistica concisa
O filólogo se preocupa com o desenvolvimento histórico das línguas. O linguística tende a priorizar as línguas faladas e os problemas de analisa-las num dado período de tempo.
Uma descrição sincrônica de uma língua descreve esta tal língua como existe em dada época. Uma descrição diacrônica se preocupa com o desenvolvimento histórico da lingua e com as mudanças estruturais que ocorreram nela. objetivo da linguística teórica é a construção de uma teoria geral da estrutura da língua ou de um arcabouço teórico geral para a descrição das línguas. O objetivo da linguística aplicada é, como diz o próprio nome, a aplicação das descobertas e técnicas do estudo científico da língua para fins práticos especialmente a elaboração de métodos aperfeiçoados de ensino de língua.
Microlinguística se refere a uma visão mais restrita onde as línguas devem ser analisadas em si mesmas e sem referência a sua função social e macrolinguística uma visão mais ampliada, do escopo da linguística abrangendo todos os aspectos da linguagem.
A especulação e investigação linguísticas foram levadas a cabo somente num pequeno número de sociedades.
S tradição não ocidental mais interessante é a da Índia que culmina com a gramática de Panini, que analisava a língua sagrada da Índia, o Sânscrito.
1. A LINGÜÍSTICA E SUA HISTÓRIA
as pessoas vêm estudando a linguagem desde a invenção da escrita e o uso e o estudo da língua com finalidades práticas precedeu o processo de reflexão da análise científica. Na índia antiga manter viva a pronúncia correta dos textos religiosos ancestrais levou à investigação da fonética articulatória, enquanto na Grécia clássica a necessidade de um vocabulário técnico e conceitual para ser usado na