A História Concisa da Linguística - Resumo
A linguística é uma ciência que estuda os mais variados tipos de fatos de linguagem, estuda também as gramáticas tradicionais e a filologia.Existe diferença entre linguística e filologia, pois a linguística se preocupa em estudar a língua, ou seja, ela trabalha sob o ponto de vista da sincronia em detrimento da diacronia, já a filologia prioriza a fala,.A filologia se difere da linguística por que estuda textos-escritos literários enquanto a linguística esta voltada intensamente para a linguagem oral não desprezando a escrita.
Barbara Weedwood diz que o campo da linguística pode ser dividido por meio de três dicotomias, que são elas:
Sincrônica que estuda a linguagem em determinada época, e a linguística diacrônica que é o estudo da linguagem durante o transcorrer do tempo, isto é, a diacrônica determina um estudo histórico da linguagem, no decorrer de épocas distintas, visando à descrição da evolução linguística.
A linguística teórica estuda como as pessoas usam suas particulares linguagens realizando a r comunicação, quais propriedades que a linguagem tem em comum , qual conhecimento uma pessoa deve ter para ser capaz de usar uma linguagem e como a habilidade lingüística é adquirida.
A linguística aplicada, identifica, investiga e oferece recursos para solucionar problemas, referentes ao ensino de línguas, à tradução ou aos distúrbios de linguagem. A microlinguística trata de sistemas lingüísticos, ou seja, tem uma visão mais estreita e trata de tudo o que é pertencente às línguas, isto é, tem uma visão mais ampla.
A fonética e fonologia, sintaxe, morfologia, semântica e lexicologia estão dentro da microlinguistica.
A HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
Barbara Wedwood dar exemplos de que na Índia antiga, a investigação da fonética articulatória deu-se por motivo de conservar viva a pronúncia exata dos textos religiosos ancestrais. Por outro lado na Grécia clássica a grande preocupação era manter um vocabulário