trabalhos
Trabalho por Anderson Ubiratan Farias de Oliveira, estudante de Letras @ , Em 27/10/2007
5
Tamanho da fonte: a- A+
Resenha da Historia concisa da Linguística - Barbara Weedwood.
Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes
2007
No texto, Weedwood coloca que a Lingüística é uma ciência geral que estuda a principal modalidade dos sistemas sígnicos, as línguas naturais, que são a forma de comunicação mais altamente desenvolvida e de maior uso e que a mesma detém-se somente na investigação científica da linguagem verbal humana.
Segundo a autora uma peça de teatro, uma musica, uma mímica, um gesto, podem expressar, de formas diferentes, um conteúdo igual, mas só a linguagem verbal é capaz de revelar com maior eficiência qualquer um desses sistemas semióticos.
As línguas naturais possuem, entre outras, as propriedades de flexibilidade e adaptabilidade, que permitem expressar conteúdos bastante variados: emoções, sentimentos, ordens, perguntas, como também possibilitam falar do presente, passado ou futuro.
Ao observar a língua em uso o lingüista procura descrever e explicar os padrões sonoros, gramaticais e lexicais que estão sendo usados, sem avaliar aquele uso em termos de um outro padrão: moral, estético ou crítico.
Para Weedwood a prioridade atribuída pelo lingüista ao estudo da língua falada explica-se pela necessidade de corrigir os procedimentos de análise da gramática tradicional.
O prestígio e a autoridade da língua escrita em nossa sociedade, muitas vezes, são obstáculos para os principiantes nos estudos da Lingüística, que têm dificuldade em perceber e aceitar a possibilidade de considerar a língua falada independentemente de sua representação gráfica.
Weedwood ressalta ainda que os critérios de coleta, organização, seleção e análise dos dados lingüísticos obedecem aos princípios de uma teoria lingüística expressamente formulada para esse fim e que os resultados obtidos são