Gestão Ambiental
“Melhor lugar para implantar um aeroporto na Baixada Santista. Por quê?”
Estudar e analisar os impactos positivos e negativos do projeto de um aeroporto para ser implantado na região do Guarujá, e de acordo com isso, realizar também o estudo das variáveis influenciadas.
INTRODUÇÃO
O trabalho proposto em sala de aula tem como objetivo debater os principais pontos (prós e contras) sobre a implantação de um aeroporto na Baixada Santista (SP). Para podermos dar uma resposta de um melhor lugar e o porque dela, foi preciso levantar todas os fatos e hipóteses referentes ao assunto, Abrangendo desde a economia do local até o impacto sociocultural, como também impacto ambiental.
DESENVOLVIMENTO
Desenvolvendo-se diante de pesquisas para este novo aeroporto, encontramos um projeto existente que está sendo divulgado como "Será melhor do que o aeroporto de Santos Dumont, no Rio, por exemplo. Atenderá perfeitamente a questão metropolitana da Baixada Santista"
A Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) analisou o local e emitiu, na semana passada, um termo que orienta a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
Conforme Ratton (2007), a população de Guarujá, Santos e Bertioga teve acesso ao Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do Aeroporto
Metropolitano da Baixada Santista em Guarujá no período de 17 de abril de
2007 até 17 de maio de 2007. A exibição do RAP à população é uma das exigências do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que devem ser cumpridas pela Prefeitura. A intenção é que seja de conhecimento público todo o projeto de implantação do aeroporto.
O relatório, dividido em três volumes, expõe todo o esboço do projeto que abrange a questão de impacto ambiental na cidade.
ESTUDO DE EFEITOS FÍSICOS
As Emissões Atmosféricas
As principais emissões gasosas geradas na atividade do Aeroporto serão os gases provenientes dos motores das aeronaves.
Os Efluentes Líquidos
Os principais efluentes