A Aprendizagem De Crian As Com Autismo
Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras – CCEAL
Departamento de Letras
Curso de Letras
Disciplina de Psicologia da Educação
Professora Adriana Lobo Müller
Acadêmica Andreia da Silva
A aprendizagem de crianças com autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento da criança, definido por alterações presentes antes dos três anos de idade. Esse transtorno afeta a capacidade de comunicação e interação social do indivíduo. Segundo a Revista Autismo 1 a cada 68 crianças no Brasil são autistas, esse dado reflete diretamente na educação, visto que o processo de aprendizagem de uma criança autista é diferente das ditas “normais”.
Atualmente tem-se em grande relevância a proposta de inclusão de crianças com necessidades especiais na escola. Contudo MEC (2003) afirma:
“Acreditamos que a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais por apresentarem autismo deva ser realizada de modo criterioso e bem orientada, que vai variar de acordo com as possibilidades individuais de cada aluno”
Com isso, é relevante perceber a necessidade de uma organização bem realizada, com estrutura e corpo docente capacitado, para que as escolas possam receber autistas como alunos.
Existem então duas possibilidades de inclui-los na escola. Em uma sala destinada apenas para crianças autistas ou no ensino regular com os demais alunos da instituição. Para que a inclusão no ensino regular tenha sucesso é imprescindível observar três pontos:
O primeiro, é que aluno deve ser inserido, preferencialmente, em uma sala que tenha alunos cuja média de idade seja a mesma de sua idade cronológica. O máximo que a idade cronológica do aluno inserido pode ultrapassar a idade média dos outros alunos da sala é de dois anos;
O segundo, é que o aluno deve ser inserido em uma sala com nível de desenvolvimento semelhante ao dele;
O terceiro, é que se deve evitar o aparecimento, no ambiente de sala de aula, de problemas de comportamento que comprometam a