A APLICAÇÃO DOS EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no Ambiente de Trabalho
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para conclusão da disciplina de Segurança e Medicina do Trabalho do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho, FACULDADE
CURITIBA
2014
Introdução
O setor da indústria lidera o ranking com 104 acidentes por hora. Números altos que redundam em gigantescos prejuízos de todos os níveis, inclusive de ordem da produtividade do profissional. Segurança, acidente de trabalho e produtividade são temas integrados e credores da mais absoluta atenção.
O uso de EPI é uma ação ética e barata que mostra eficácia na redução dos casos deacidentes de trabalho, além de aumentar a segurança na realização dos procedimentos pelos profissionais.
Diante do exposto, o objetivo geral é de destacar a importância do uso dos EPIs. Tendo como objetivos específicos: conhecer os EPIs usados pelos profissionais; conhecer medidas de segurança a adotar no ambiente de trabalho; identificar os problemas existentes em decorrência da negligencia ou forma incorreta do uso dos EPIs.
Portanto, a necessidade da conscientização e divulgação de uma prática que beneficie a difusão do uso dos EPI torna-se necessária para que o ambiente de trabalho seja mais seguro e tenha menos prejuízos com acidentes de trabalho.
2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO PERTINENTE
O tema a Aplicação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no Ambiente de Trabalho foi reglamentada na legislação brasileira na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho (Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977), mais precisamente no Capítulo V, Título II, que diz respeito a segurança e medicina do trabalho.
"CAPÍTULO V
DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO
SEÇÃO I
Disposições Gerais
Art . 154 - A observância, em todos os locais de