Segurança no trabalho
Escola Técnica José Martimiano da Silva
Técnico em Nutrição e Dietética
Segurança do Trabalho: Adequação e aplicação das legislações vigentes como garantia de segurança e qualidade na alimentação.
Aline Maria Popolin
Edna Maria Amicuchi
Priscilla Zucher
Sylvia Maria Simões
Ribeirão Preto
2012
Tema: Segurança do Trabalho: adequação e aplicação das legislações vigentes como garantia de segurança e qualidade na alimentação.
Introdução
O atendimento a critérios de segurança e de higiene é fundamental para a prevenção de acidentes de trabalho (NUNES, 1998).
As condições de trabalho muitas vezes são inadequadas, com problemas ambientais, na ergonomia das áreas ocupacionais ou até mesmo no desempenho das tarefas. Essas condições acabam levando a insatisfação, cansaço excessivo, quedas na produtividade, problemas de saúde e acidentes de trabalho (ABREU et al. 2003).
Os estabelecimentos de alimentação apresentam riscos consideráveis de acidentes em decorrência do intenso movimento aliado a inexperiência pessoal e um ambiente dotado de grande variedade de equipamentos elétricos. As causas gerais dos acidentes são: as condições inseguras, equipamento defeituoso, falta de protetores, iluminação e ventilação inadequada, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, além de atos inseguros, negligentes, excesso de segurança, confiança, falta de supervisão, falta de cooperação e indiferença a segurança (CONCEIÇÃO & CAVALCANTI,2001).
A conscientização e a capacitação dos trabalhadores, para que possam reconhecer as possibilidades de riscos propiciarão as condições mínimas necessárias para que possam colaborar ativamente na condução do gerenciamento do ambiente em que estão inseridos.
Para evitar os acidentes de trabalho é necessário um conjunto de medidas técnicas, educativas, empregadas para preveni-los, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer