AVANÇOS E LEGISLAÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
AGRONOMIA
TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE AGROQUÍMICOS
PROF. JOÃO PAULO A. RODRIGUES DA CUNHA
AVANÇOS E LEGISLAÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Uberlândia, como parte das exigências da disciplina PAG033 – Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos. Professor: João Paulo A. Rodrigues da Cunha.
Discente:
Paula de Freitas Silva
UBERLÂNDIA – MG
Maio/2014
Sumário
1. O que são Equipamentos de Proteção Individual?
Toda empresa deve se preocupar com a segurança e bem estar de seus trabalhadores. Empresas que valorizam seus empregados investem em treinamentos e acompanham constantemente as normas relativas à proteção de seus trabalhadores. Essas normas são baseadas na prevenção e sua principal determinação é o uso de equipamentos de proteção individual.
Equipamentos de proteção individual (EPIs) são equipamentos que tem a finalidade de proteger o trabalhador na realização das suas atividades, evitando quaisquer riscos que possam ameaçar sua integridade física e prevenindo acidentes e lesões (TUIUTI, 2014).
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CTL), os empregadores são responsáveis pela saúde e segurança de seus funcionários , minimizando os riscos de acidentes pelo fornecimento de EPIs e EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) (Oliveira et al., 2014).
Os EPCs são equipamentos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros (Pantaleão, 2012).
1.1. Quando é necessário o uso de EPI?
O uso de EPIs é exigido quando houver a identificação de um local de trabalho que ofereça riscos a