A análise multicriterial na avaliação de impactos ambientais
Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena lluc@zipmail.com.br RESUMO
Este estudo, procura mostrar que os métodos de avaliação multicriterial podem ser utilizados na avaliação de impactos ambientais, uma vez que permitem a inclusão e mensuração de variáveis ambientais em seus modelos. Para tanto, foi realizado um estudo das principias técnicas de avaliação multicriterial, as quais foram definidas acima, culminando com a apresentação de um exemplo utilizando o ANP que procurou encontrar a melhor solução para a problemática do serviço de transporte intermunicipal de passageiros no estado da Paraíba, em particular da região polarizada pela cidade de Campina Grande. A tomada de decisão no citado exemplo, teve como base a avaliação, não apenas dos critérios econômicos, mas também os sociais, políticos e ambientais, demonstrando que as variáveis ambientais podem ser incorporadas aos mais diversos tipos de projetos através da utilização de métodos multicriteriais de avaliação de projetos.
1 - INTRODUÇÃO
Para satisfazer suas aspirações sócio-econômicas, o ser humano, através do desenvolvimento de algum tipo de atividade utiliza-se de um espaço físico, gerando assim efeitos sobre o meio-ambiente, efeito este que poderá incidir diretamente sobre as condições físicas e sócio-econômicas da população. Assim, estes efeitos decorrentes da implantação das atividades econômicas podem resultar em um ambiente equilibrado ou não, no último caso, acarretando impactos ambientais.
O estudo dos impactos ambientais está em evidência nos dias atuais. Portanto, todos os projetos de grande porte, sejam de construção civil como grandes estabelecimentos, obras de arte como pontes, bueiros ou projetos de transporte entre outros, têm obrigatoriamente de incluir em seu processo de planejamento uma avaliação dos impactos ambientais decorrentes da implantação dos mesmos. Porém, a identificação e avaliação de tais impactos requer