Graduando
Adriana Sales Cardoso
Márcio Benedito Baptista
RESUMO: Intervenções em cursos de água urbanos tem sido alvo de ampla discussão. O lugar de destaque que vem sendo assumido pelas abordagens ambientalmente integradas, em contraposição às tradicionais técnicas de engenharia, insere novos elementos aos processos de análise e decisão – múltiplas disciplinas, escopos e atores –, ampliando as dificuldades inerentes à escolha de soluções.
Em vista da carência de metodologias voltadas ao suporte do processo ora citado, este trabalho apresenta uma proposta de ferramenta com tal finalidade, buscando integrar variáveis fluviais, ambientais e urbanísticas.
A metodologia proposta, a ser empregada na fase de estudos preliminares das operações urbanísticas que apresentam interferências ou implicam intervenções diretas em rios e córregos, consiste na estruturação das etapas de um processo decisório multicriterial, considerando os objetivos da intervenção, o diagnóstico dos meios fluvial e urbano, a concepção de alternativas e a análise de sua viabilidade, a análise de seu desempenho, impactos, custos e atendimento aos objetivos, permitindo, finalmente, realizar-se a comparação global das alternativas em estudo.
No intuito de ilustrar a aplicação da metodologia, a descrição de cada uma das suas etapas é realizada juntamente com sua aplicação efetiva a um estudo de caso.
PALAVRAS-CHAVE: cursos de água urbanos, intervenções, indicadores, análise multicriterial
INTRODUÇÃO
O processo de constituição das cidades se relaciona intimamente com a degradação do meio natural, implicando em fortes impactos sobre as águas urbanas
– em termos de qualidade, quantidade e regime – e acarretando inúmeros danos ambientais e sociais.
Frente a esse quadro de degradação, é crescente o reconhecimento da importância de se preservar os
sistemas