aluno
As manifestações bucais da infecção pelo HIV são comuns e podem representar os primeiros sinais clínicos da doença (Coulter et al., 2000). Muitos indivíduos infectados desconhecem sua condição, por isso, o cirurgião-dentista pode ser o primeiro a reconhecer os sinais e sintomas causados pela presença do vírus no organismo. Sempre que houver suspeita de infecção pelo HIV deve-se encaminhar o paciente a um infectologista para exames e tratamento adequado.
Objetivos do tratamento odontológico do paciente HIV/AIDS
O objetivo principal do tratamento odontológico neste grupo de pacientes é melhorar a sua qualidade de vida e para isso é fundamental revisar sua história médica. Além disso, é importante conversar com o paciente para avaliar sua expectativa com relação ao tratamento (remoção de dor, melhoria da estética), suas condições emocionais e financeiras (Hastreiter e Jiang, 2002).
Manifestações bucais da infecção da AIDS
Infecções fúngicas
Candidíase pseudomembranosa: caracteriza-se pela presença de pseudomembranas esbranquiçadas ou amareladas, facilmente removíveis por raspagem, deixando uma superfície eritematosa ou ligeiramente hemorrágica.
Candidíase eritematosa: é observada como pontos ou manchas avermelhadas, e encontrada com maior frequência no palato, dorso da língua e mucosa jugal.
Queilite angular: apresenta-se como fissuras partindo da comissura labial, com presença de eritema e por vezes, placas