A américa pré-colombiana
Antes da chegada dos europeus ao continente americano, milhões de indivíduos já habitavam a América. Para se ter uma ideia, estima-se que havia cerca de 88 milhões de ameríndios vivendo no continente. Esses povos eram organizados em tribos ou até mesmo em sociedades relativamente complexas, como no caso dos astecas, incas e maias, os quais possuíam significativa organização social, política e econômica.
A América pré-colombiana
A América pré-colombiana foi um período histórico da América que ocorreu antes da chegada dos europeus nesse continente. É importante sabermos que esses povos que habitavam o continente americano, antes da chegada dos portugueses, chamados de ameríndios, apresentavam diversos graus de desenvolvimento cultural e material, que em sentido antropológico, podem ser classificados em três estágios:
Paleolítico: Viviam das caças, agricultura, coleta vegetal e pesca, eram encontrados na Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.
Neolítico: Viviam da agricultura, e apresentavam uma organização econômica, política e social regular, eram encontrados na América Central, na América do Sul e principalmente em toda da América do Sul.
Civilização: Uma sociedade com alguns aspectos mais avançados, como o modo de produção. São encontrados na Guatemala, Equador, Peru, Bolívia, Nicarágua e México.
As grandes civilizações ameríndias:
As civilizações encontradas pelos europeus na chegada a América, foram os Olmecas, os Maias, os Os mixtecas e zapotecas, os Teotihuacán e toltecas, os Astecas e os Incas. Os Maias, Astecas e Incas possuíam formas de organização política, econômica, social e religiosa bem avançada.
Politicamente: Eles possuíam um Império Teocrático, onde o imperador possuía um caráter divino.
Religião: seus deuses eram ligados à natureza. Tinha mais destaques o Sol, a Lua e os Animais. Lembrando que devida a isso, a religião era considerada politeísta.
Sociedade: