América pré-colombiana
Centro de Ciências Humanas – CCH
Prof.º Alexandre Navarro – América I
Aluna: Thaís de Paula
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
São Luís
2013
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Prof.º Alexandre Navarro – América I
Aluna: Thaís de Paula
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
Trabalho apresentado à disciplina de
América I para obtenção de nota.
Prof.º Alexandre Navarro
São Luís
2013
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
O texto se inicia tratando do surgimento das cidades e no que consiste sua formação. Marx afirma ser a cidade, a iniciação para a divisão social do trabalho; que se caracterizam por terem culturas complexas, diversificadas, sofisticadas e principalmente hierarquizadas com exploração social, onde uns se sobrepõem aos outros.
Gordon Childe vem em seguida apresentando aspectos que distinguem a formação dos núcleos sociais (cidade, aldeia e povoado), apontando o tamanho desses núcleos, a presença de governantes e de uma classe trabalhadora (artesãos, administradores, etc), a importância da escrita, entre outros critérios.
Em se tratar da América Pré-Colombiana, Jorge Hadoy enumera também características das cidades, tais como: extensão e povoamento, densidade, trabalho, hierarquização, etc. Concluiu-se que, a urbanização se dissipou pelo Oriente, e posteriormente chegou à América.
Ciro Flamarion, nos mostra também uma parte da cultura Meso-Americana, salientando sua agricultura e técnicas; a construção das pirâmides escalonadas, o que era comum entre os povos da Meso-América; o calendário solar/lunar; e mais. Cabe lembrar da coivara, uma técnica e preparo do solo para o plantio, mas que de certo modo não colaborava para a formação das cidades, visto que era necessário um período de tempo para começar a fazer uso