Isolamento de fungos do solo
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL – 2° ANO DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA APLICADA
ISOLAMENTO DE FUNGOS DO SOLO
Acadêmicos: Natassya Zamluti Soares Nélida dos Santos Suellen Merlim
AQUIDAUANA – MS
JUNHO – 2013
NATASSYA ZAMLUTI SOARES
NÉLIDA DOS SANTOS
SUELLEN MERLIM
ISOLAMENTO DE FUNGOS DO SOLO
Relatório de aula prática realizada no dia 8 de maio de 2013.
Microbiologia aplicada.
Prof.º: Felipe A. S. Graichen.
AQUIDAUANA 2013
I. INTRODUÇÃO
O solo é um recurso natural essencial para o funcionamento do ecossistema terrestre e representa um balanço entre os fatores físicos, químicos e biológicos.
Os microrganismos são um dos principais organismos encontrados e a sua atividade afeta diretamente os fatores químicos e físicos do solo, contribuindo ou não para sua atividade. Sendo assim, o conhecimento da população de microrganismos presentes no solo é fundamental para avaliar suas condições, saber se aquela determinada área é viável ou não receber algum tipo de cultura, descobrir se existe algum tipo de contaminação de patógenos, entre outros motivos.
Os fungos desempenham um papel fundamental na reciclagem de elementos químicos na natureza, quebrando os produtos orgânicos e reciclando carbono, nitrogênio e outros compostos do solo e do ar, promovem também a produção de compostos complexos que auxiliam na agregação do solo, produção de húmus, inclusive, serem utilizados como parâmetro para avaliar alterações na qualidade do solo. No entanto, existem espécies de fungos patógenos que são prejudiciais para as plantas, causando doenças, podendo até comprometer uma produção inteira.
Esses microrganismos sofrem grande influência