Escolha o arquivo Relatório - Isolamento de Leveduras e Fungos
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ISOLAMENTO DE LEVEDURAS DE CALDO DE CANA E FUNGOS DO SOLO
Aluna: Thaysa Gabrielly C. dos Anjos.
Prof.: Sônia Mª Souza.
Recife, 2014.
1. INTRODUÇÃO
Fungos podem ser isolados de diversos materiais. Devido à sua preferência por substratos que também forneçam suporte para o seu crescimento, eles são frequentemente encontrados em matéria em decomposição, plantas, rochas e solo.
Em uma planta, por exemplo, dependendo do tecido que for coletado, pode se encontrar diferentes tipos de fungos. Esses microrganismos também são bastante variados, e a mudança de somente um dos constituintes de um meio de cultivo pode resultar no isolamento de um fungo diferente. Para a seleção de um meio, deve-se considerar as condições físicas do meio de origem e o tipo de fungo que se deseja. A luminosidade também é um fator importante às vezes, pois alguns fungos necessitam de luz para frutificarem. (DEMAIN and DAVIES, 1999)
As leveduras são definidas como fungos, mas diferenciam destes por apresentarem fase unicelular como predominante em seu ciclo de vida. Uma levedura típica consta de células ovais, apresenta reprodução assexuada por brotamento ou gemulação. São mais eficientes na realização de alterações químicas, devido sua maior relação área/volume.
As leveduras fermentativas possuem aplicação na indústria na produção de álcool e em outros processos biotecnológicos como no tratamento de resíduos líquidos, biorremediação de solos poluídos, produção de biomassa entre outros. Para estes processos biotecnológicos, a biospropecção é uma valiosa ferramenta usada para encontrar agentes com potencial para o processo industrial. (SILVA,2011).
Para determinar as características de uma levedura especifica, deve-se primeiro selecionar uma colônia de levedura isolada obtida através do método de