distancias focais
Neste ultimo módulo da cadeira de fotografia 2, foi estudado as diferentes distâncias focais e as suas variações. Um meio ótico constituído por várias lentes denomina-se de objetiva, quanto melhor for o meio ótico melhor será a imagem produzida, cada uma dessas lentes tem um centro físico próprio, cujo seu somatório determina o centro nodal (o centro nodal é determinado pela soma de todos os centro físicos da lente Ex: uma objetiva de 28mm converge a 28mm do centro nodal), a distância entre o centro físico e o plano de foco é a distancia focal. O centro nodal é o ponto onde os raios de luz se intersectam, atravessando a objetiva e formando assim uma imagem nítida. O poder de cobertura é o círculo da imagem que a lente foca, este círculo contém uma zona com maior nitidez, designando-se por zona de vinheta.
Angulo de campo é o angulo que a objetiva cobre, uma objetiva com o mesmo angulo de visão pode ter maior ou menor poder de cobertura; Diâmetro máximo de cobertura de uma objetiva?
Ex: uma objetiva de 28mm 1:2 significa que o seu diafragma mais aberto, a sua luminosidade é f2 o que também refere que há uma relação de 1:2 entre o diâmetro efetivo mais aberto e a distância focal mencionada (diafragma efetivo
14mm);
Uma objetiva zoom 21mm-105mm 1:2 : 5 - 4,5 significa que na posição do zoom
21mm a luminosidade é 1:2 e em 105mm a luminosidade é 4,5.
Diafragma efetivo/ diafragma relativo:
Uma objetiva de 28mm 1:2 tem um diafragma efetivo de 14mm;
Uma objetiva de 10mm 1:2 tem um diafragma efetivo de 50mm;
O mesmo diafragma efetivo não dá o mesmo resultado em lentes diferentes.
Tipos de objetivas:
Existem três tipos de objetivas;
Normal- distancia focal igual à medida da diagonal do formato do suporte fotossensível. Angulo de campo cerca de 50º (visão humana), camaras de pequeno formato 45mm - 55mm. Estas objetivas produzem então imagens semelhantes ao angulo de visão do olho humano ignorando a visão periférica.
Grande