Distância focal de uma lente
Relatório Experimento 3
Distancia Focal de uma Lente
Roteiro do Relatório – Distancia focal de uma lente
Descrição Experimental o Objetivo do experimento
Introdução ao Experimento o Da obtenção dos dados o Dados do Experimento
Descrição do processo
• Tabela e Gráfico dos dados obtidos
Conclusão sobre o experimento o Determinação da distancia focal e analise de compatibilidade dos dados
Método Equação de Gauss. o Conclusão
Analise comparativa entre os dados dos método 1 e 2
Resumo.
Este relatório tem como foco exprimir um conteúdo sobre óptica, o que envolve a dinâmica da luz através de lentes (a convergente e a divergente), e seu efeito visível a olho nu. Como instrumento para todas as constatações, usamos dados colhidos experimentalmente, sendo feitas análises (a partir de cálculos) e conclusões, sobre as quais iremos relatar em decorrência deste desenvolvimento.
Introdução
O estudo da óptica passou a ganhar consistência a partir de análises feitas na Antiguidade, adquirindo mais convicção com as pesquisas e constatações de Isaac Newton, descritas em sua publicação “Teoria Corpuscular da Luz”, na qual disse que a luz se trata de um feixe de partículas.
Vários outros físicos cientistas, como Thomas Young e Augustin Fresnel, passaram a aprofundar, posteriormente, o estudo do comportamento dessas partículas (passando, inclusive, a refutar os argumentos de Newton, ao descobrirem que a luz possui características também ondulatórias, de caráter eletromagnético). Sabendo dos princípios básicos da dinâmica dos raios de luz, esse conhecimento foi aplicado a trabalhos variados, a fins de aprimorar várias áreas de pesquisa. Essencialmente, os principais instrumentos provindos dessa evolução foram: lentes oculares, microscópios, telescópios, binóculos, entre outros objetos dos quais fazemos uso atualmente.
É com uso dos princípios da