América pré-colombiana
América pré-colombiana
Aluno: Carlos Henrique Coutinho n.7
Matéria: história Turma: 131
Professor: João
Introdução
Antes da chegada dos europeus ao continente americano, milhões de indivíduos já habitavam a América. Para se ter uma ideia, estima-se que havia cerca de 88 milhões de ameríndios vivendo no continente. Esses povos eram organizados em tribos ou até mesmo em sociedades relativamente complexas, como no caso dos astecas, incas e maias, os quais possuíam significativa organização social, política e econômica.
A América pré-colombiana
Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais do continente, são alóctones. O provável caminho percorrido por esses homens, originários da Ásia, em direção à América foi o que passa pelo estreito de Bering. Mas há outras possibilidades, como a travessia do Pacífico usando-se as ilhas existentes entre a Ásia e a América do Sul. Na época da descoberta da América, existiam sociedades complexas divididas em classes sociais com um Estado estruturado e dominador, que impunha tributos. Na América Central, destacaram-se as civilizações Maia e Asteca e na região andina, os Incas.
A Civilização Inca
A civilização Inca surgiu no século XII, quando houve uma reunião de povos sob o comando do grupo quíchua ou inca, na região peruana de Cuzco. Estabeleceu-se um poder político em que o imperador investiu-se de autoridade religiosa, sendo visto como um semideus pelos seus súditos. A sociedade era hierárquica, tendo no topo da escala o soberano inca, depois seus parentes, os funcionários e os sacerdotes, formando a elite. Abaixo estavam os camponeses.
O Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua; na realidade inca era apenas o imperador) foi um estado-nação que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores