a africa precisa de um ajuste cultural
Resenha : Como fica a participação das pessoas......
Resumo
Atualmente, o mundo do trabalho requer um processo de aprendizagem contínua. Vale lembrar que a participação de um treinamento não é a garantia do aprendizado. Só é possível comprovar o aprendizado quando o individuo aplica a atividade para a qual foi treinada. A aprendizagem é fruto da prática.
Os métodos de gestão empresarial vêm passando por mudanças, especialmente no que se refere aos aspectos comportamentais. Essas diferenças aparecem com maior evidências nos modelos: burocráticos e contemporâneos; o primeiro, ou seja, burocrático o fundamental é obedecer a regras e diretrizes, e é capaz de produzir alienação e impessoalidade; o segundo, ou seja, contemporâneos o fundamental é contemplar a partilha, colaboração, confiança e a autoridade fundamentada no conhecimento – prioriza equipes.
O papel do líder é do educador na gestão do capital intelectual, buscando com perseverança atrair e preservar o conhecimento existente e gerar inovações pela criatividade de todos. Ensinar é promover a construção do conhecimento, pensar certo (valores éticos) e saber escutar, portanto, promover condições para esses conhecimentos sejam construídos pelo aprendiz.
Na Gestão de Pessoas a comunicação torna-se uma variável importantíssima, mas muitas empresas pecam pela falta de comunicação tanto interna (endomarketing) quanto externa. Não adianta ter conhecimento se não souber transmiti-lo a outros. Os canais de comunicação podem ser: formais, que são as informações que circulam pelo comando da organização; e as informais, são as informações que circulam em almoços, reuniões, “cafés” – conhecidos também como rádio-corredor.
Um outro ponto relevante no processo comportamental é a motivação, que significa motivo para ação e nasce da busca da satisfação de necessidades. O grande desafio do processo motivacional é descobrir o estímulo mais adequado, que por um desconhecimento pode causar a