Vitaminas do complexo B
Objetivo
Mostrar os benefícios e consequências da falta da Vitamina do complexo B.
1.0. Vitaminas do complexo B
Um conjunto de vitaminas que, mesmo que quimicamente diversas, atuam no organismo e maneira muito semelhantes e são encontradas quase nas mesmas fontes.
A importância das vitaminas foi dada na época das grandes navegações a vela, pois a dietas dos marujos e tripulantes era a base de biscoitos secos e carne salgada, sendo assim ao marinheiros ficavam mais fracos e desatentos, tinha hemorragias nasais e alguns até morriam, mas bastava passar alguns dias em terra firme alimentando-se de frutas e legumes para que os sintomas desaparecessem rapidamente.
As vitaminas do complexo B são oito vitaminas que desempenha papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram uma única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que frequentemente coexistem-nos mesmos alimentos.
As vitaminas do complexo B são designadas como hidrossolúveis, pois são substancias polares que dissolvem-se em água, são armazenadas em pequena quantidade no corpo, por isto devem ser ingeridas diariamente.
1.1. As vitaminas
B1(Tiamina)
Fontes: gema do ovo, arroz integral, aveia, castanha-do-pará, fígado, cereais integrais, feijão, peixes, pão integral.
Funções no organismo: funcionamento do sistema nervoso e músculos, desenvolvimento corporal, estimula o apetite.
O que pode provocar a carência: fraqueza muscular, diminuição da memória, falta de energia, depressão, diminuição do apetite e beribéri (doença).
B2 (Riboflavina)
Fontes: Brócolis, abacate, amendoim, castanhas, lêvedo de cerveja, nozes, leite, carne, ervilhas e verduras.
Funções no organismo: atua no