Complexo de vitaminas b
Em tempos passados pensava-se que o complexo B era um nutriente único que existia dos extratos do arroz, fígado e fermento. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que frequentemente coexistem nos mesmos alimentos.
As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e lipídios.
No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia da dieta.
Vitamina B1
Também denominada tiamina. Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose. É importante para a produção de ácido clorídrico e para formação do sangue. Não há problema se ingerida em excesso, pois não se acumula no organismo.
As recomendações de tiamina variam de 1,2mg/dia para homens e 1,1mg/dia para mulheres, valor esse que pode ser alterado de acordo com a idade e condições fisiológicas do individuo.
Sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversível. Sua carência pode provocar o a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação e a Beribéri, cujos sintomas são: insônia, nervosismo, irritação, fadiga, depressão, emagrecimento, perda de apetite e de energia, dores no peito e no abdômen, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória,