A mulher africana
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE HISTÓRIA
MARCELLE COHEN
Teste prático: HISTÓRIA DA ÁFRICA ll
São Gonçalo
2012
TEMA: A MULHER AFRICANA
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL JUSTIFICATIVA A intenção deste trabalho é fazer um estudo sobre a História da África, dando atenção especial as mulheres africanas, Investigando, assim,o processo histórico na antiguidade africana e sua relevância no ensino de história, Amparadas na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, trazendo reflexos atuais, no ponto de vista política, cultural, avaliando possibilidades futuras ,tentando assim solucionar problemas atuais no contexto social.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a realidade educacional n o ensino de história e história da áfrica, discutindo a influencia cultural matrilinear africana para a realidade da mulher contemporânea.
METODOLOGIA
-Leitura e análise crítica do texto.
- O professor traçará um ciclo do tempo da pré-história à contemporânea trazendo uma crítica para a realidade atual da mulher africana, e os preconceitos que ainda sobrevém sobre as afro-descendentes, analisando à constituição federal do Brasil para deixar evidente o quão errada é essa postura. Após a exibição, elaboração de histórias em quadrinhos a partir do relatório escrito.
- Ao produzir uma história em quadrinhos, o aluno construirá uma outra narrativa histórica e ao analisá-las o professor poderá perceber nos desenhos elementos que denotem preconceito e/ou discriminação racial juntos aos alunos superando as barreiras