Artigo sobre o filme kiriku
RESUMO: Este artigo apresenta concepções sobre a proposta de uma análise e discussão da história africana sobre o filme:Kiriku e a Feiticeira. Além de examinar a relação entre o filme com a “história africana”, ele também sistematiza as noções que comandam a reflexão dessa produção cinematográfica, enquanto uma importante fonte histórica sobre tal temática. Por último ressalta a maneira pela qual se efetiva os elementos norteadores a cerca do conteúdo do filme como: a tradição oral, a questão da hierarquia, o poder das mulheres africanas e a visão sobre a infância.
PALAVRAS-CHAVE: história africana;tradição oral;o poder das mulheres africanas; infância.
INTRODUÇÃO O Filme “Kiriku e a Feiticeira” é um desenho animado francês, produzido por Michel Ocelot, sobre a história de uma lenda africana Ocidental. Nele um menino, chamado Kiriku, nascido em uma aldeia africana, enfrenta o desafio imposto em seu destino, enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que provocara em sua aldeia, uma onda de desgraça a sobrevivência dos moradores. O garoto mostra-se altamente habilidoso, tanto fisicamente como mentalmente, entretanto, o seu tamanho, astúcia, e agilidade física não são o bastante para a sociedade na qual ele está inserido, uma vez que ele é somente uma criança. Nota-se então, que o ambiente é altamente determinista do ponto de vista hierárquico, pois cabe aos mais velhos a papel de liderança do grupo, o papel de saber da comunidade, o sábio é quem explica as coisas como são.
Mas o tamanho físico de Kiriku não é um empecilho para ele, pelo contrário, a habilidade e esperteza do menino transformam sua estatura numa oportunidade para chegar perto da feiticeira sem que seja visto. Podemos assim perceber que podemos ser o agente transformador na sociedade, basta você ter perseverança naquilo que anseia.
O filme Kiriku pode nos ajudar a perceber como se dá a tradição nas tribos africanas. A tradição é oral,