Mídia no contexto escolar: Uma forma de valorização da cultura Afrobrasileira
VALORAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA.
Michelly Alves dos Santos (IC/UNIRIO) –
INTRODUÇÃO:
Entendemos que a escola se constitui para além dos conteúdos científicos. É preciso perceber que, junto com o currículo formal, existem os conteúdos não formais, entre eles, os valores culturais.Desta forma a escola, através de seus currículos e conteúdos, influencia, na formação auto-identitária dos alunos brasileiros.Procurar compreender como o racismo se fixa na sociedade e principalmente na escola, consiste em um importante viés para, futuramente, indicar o quanto iremos valorizar ou desvalorizar a identidade positiva dos negros, promovendo, ou não, a alienação de seus processos históricos e sociais. Nesse sentido, é indispensável um espaço físico e social que contribua para o desenvolvimento de determinados grupos étnicos.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa ação, sendo este um modelo de atuação no qual o pesquisador ajuda a identificar os problemas através de uma tomada de consciência dos atores, numa ação coletiva (BARBIER, 2004). Tem como campo de atuação, um clube de cinema, de uma escola Estadual Localizada na Zona Norte, e Turmas de
Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, da Zona Sul. Ambas do Rio de Janeiro .
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Os Parâmetros Curriculares Nacional, de 1997, afirma que é necessário adequar os objetivos escolares, de forma a Para isso, foram realizadas as seguintes atividades:
• Apresentação cultural de dança: O grande desafio é estar atento para lidar com a diversidade. Vale ressaltar que a desigualdade não se reflete apenas nos indicadores sociais: essa é a expressão mais evidente do racismo, que acaba mascarando uma face mais profunda do racismo, que é o não reconhecimento das tradições. (SABERES E FAZERES, 2006, p.13).
• Filme o Xadrez das Cores: A problemática racial no Brasil é extremamente peculiar. “Quando a gente entra em uma loja chique, as pessoas logo