A Afetividade
● Qualquer ação humana pode ser motivada por:
Sentir falta;
Precisa de alguma coisa;
Deseja ancaçala.
● A razão é importante para:
Compreender a realidade;
Solucionar problemas;
Projetar a ação;
Reavaliar o que foi feito.
● Os sentimentos e emoções nos afetam independentemente do nosso consentimento e quando somos afetados, não temos como evitar a resposta, seja de prazer, dor e cólera.
Paixão de vida e paixão de morte:
● Paixão e razão são inseparáveis
. A relação que se estabelece entre os dois varia de acordo com as diversas correntes filosóficas.
● Para
Platão
, somos constituídos por três almas, uma pela qual compreendemos ( racional) , outra pela qual nos irritamos ( irascível ) e outra pela qual desejamos os prazeres da comida, da reprodução e todos outros da mesma família ( concupiscível ).
● As afecções do corpo e sentimento da alma são forças do existir e agir e jamais serão vencidas por uma ideia ou por uma vontade, mas apenas por outros afetos mais fortes e poderoso do que eles.
● As boas paixões permitem o desenvolvimento humano, facilitam o encontro das pessoas e proporcionam a alegria. As más paixões impedem o crescimento, corrompem as relações e orientam para as formas de exploração e destruição.
A Paixão:
● Segundo Alberoni, a paixão é uma revelação, uma fulguração que transforma toda nossa vida. É um estado nascente que pode levar a pessoa a descobrir outra ou descobrir ideias coletivas que façam ligarse a um grupo ou movimento.
● É exclusivista . Seu objeto é um só e não pode ser substituído.
● A paixão cria o tempo e o espaço míticos (determina data, lugares,..).
● Caracterízase por ser ao mesmo tempo necessidade de fusão como o ser amado e a necessidade de indução. Amor:
● Segundo Japiassu, o amor é o sentimento de inclinação ou atração que liga os seres humanos uns aos outros, a Deus e ao mundo mas também ao ser humano a si mesmo.
● Tipos de amor>:
Amor