A afetividade na relação familia e escola
Esta monografia tem por objetivo refletir algumas considerações sobre a Afetividade na Relação Família e Escola.A educação aqui é entendida, como formação do ser humano para desenvolver suas potencialidades de conhecimentos, para que diante da sociedade possa viverconscientemente.
Pensando nisso podemos olhar para a Família como expressão de manifestação comunicativa a qual o individuo aprende desde cedo a comunicar-se de maneira diferente e ao ser inserido na vida da comunidade, intensifica sua participação de cidadão e colaborador no processo de uma vivencia sadia.
Um ambiente escolar que respeite as individualidades de cada aluno é fundamental para que ele possa ter um desenvolvimento pleno, sentindo-se parte do novo conhecimento encontrado na escola. Conhecer, pensar e sentir,torna-se fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois para muitos alunos a escola ainda é um lugar necessário, porém desinteressante, comparado a outros lugares por eles frequentados. Muitas vezes o professor não desenvolve meios para encantar, surpreender o aluno e assim superar as dificuldades. A valorização da afetividade deve estar sempre ao lado do processo de aprendizagem, pois o sentimento e ação se confundem em momentos alternados entre afetividade e aprendizagem.
CAPITULO I
1. Um breve histórico sobre Educação
1.2 Definição da educação
Em nossa sociedade este conceito Educação está muito confuso, carecendo de um novo modelo pedagógico, de um novo sistema educativo, onde se considere o primado da educação sobre a instrução. A palavra educação já na sua etimologia, apresenta uma dificuldade de definição, porquanto, na sua origem surge uma dupla significação. No dicionário de filosofia o termo educação procede do latim, Educare, que significa nutrir, criar, alimentar. Do ponto de vista de Educare, a educação se apresenta como um acréscimo que se faz à pessoa, por uma ação exercida de fora para dentro, hetero-educação, educação por