Disputa por clientes (cervejarias)
QUESTÕES
1. A estratégia da Schincariol começou em 2007, quando adquiriu a marca Devassa de uma pequena cervejaria artesanal carioca. A idéia inicial era lançar duas cervejas: Uma, a Devassa original, sofisticada, cara e bem aceita no mercado carioca, e a outra a Devassa Bem Loura, mais popular e concebida para brigar com a SKOL e a BRAHMA, líderes do mercado. Em sua opinião, essa estratégia inicial foi bem pensada? Lançando dois produtos para públicos distintos? Por que? EXPLIQUE.
RESPOSTA:
Sim! Segundo o site http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=10&clipping=11679 esta idéia começou em 2007 quando a pequena cervejaria artesanal carioca foi comprada pela Schincariol, com sede em Itu, no interior de São Paulo. "Havia a intenção de colocar a marca Devassa no mercado de massa, mas levamos alguns meses para amadurecer a ideia", diz Adriano Schincariol, de 34 anos, acionista e presidente da cervejaria que leva seu sobrenome. A cerveja chegou ao mercado no carnaval de 2010, ou seja, foi uma estratégia muito bem pensada, três anos praticamente de estudos para garantir um sucesso absoluto concorrendo com mais de uma marca e agradando o maior numero de consumidores possíveis.
2. A AnBev mantém inúmeros profissionais, que ficam monitorando o mercado, tentando descobrir possíveis novidades. Agindo dessa forma, a empresa consegue se preparar para possíveis contra-ataques. Antes do lançamento da cerveja SOL, fabricada pela FEMSA, a AnBev usou a seguinte tática: Lançou antes a cerveja
Puerto del Sol, com a clara intenção de desgastar a imagem da cerveja rival que chegaria ao mercado meses depois. Em sua opinião essa estratégia deu certo? Por que? EXPLIQUE.
RESPOSTA:
Sem dúvida deu certo, pois a sol nunca chegou a ter nem sequer 1 ponto percentual de participação nas vendas, chegou ao mercado já desgastada e em grande medida porque a bebida não caiu no gosto do consumidor e era difícil encontrá-la em bares e