Análise do Mercado de Cervejas
SUMÁRIO
I – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado cervejeiro brasileiro, assim como a interação de seus agentes com o mercado; serão analisados os seguintes aspectos: características do mercado, condições e ameaças à entrada, estratégia e ação competitiva dos concorrentes e relação com os clientes e fornecedores.
A cerveja é o produto que constitui o mercado de cervejas. Ela faz parte da família das bebidas fermentadas e é produzida a partir de quatro ingredientes básicos: água, malte, lúpulo e levedura. Será caracterizado o mercado de forma a expor dados gerais referentes à produção e consumo. Será avaliado a evolução do mercado brasileiro e seu crescimento nos últimos anos. A estrutura e a composição do mercado, assim como, seu índice de concentração também serão abordados. O segmento mais relevante a se analisar é o da diferenciação por produtos nesse mercado, que além das diferenças por segmento, também é feita a parir da agregação de valor ao produto (marca, tradição, preço, embalagem, etc).
Na parte referente às ameaças e oportunidades de entrada no mercado, serão expostas as novas demandas do mercado cervejeiro brasileiro e as possibilidades de perda de mercado pelas grandes cervejarias em detrimento dos pequenos produtores de cerveja; e as dificuldades que estes encontram para se inserirem no mercado. Há também a grande questão dos custos das grandes companhias já consolidadas no mercado e uma abordagem sobre as técnicas de economia de escala, demonstrando os benefícios para as grandes cervejarias e as desvantagens para as pequenas.
No sec. XXI é bem visível o domínio do mercado cervejeiro por parte das grandes companhias transacionais, que visam aumentar sua lucratividade e também sua participação no mercado. Mas como atingir grande poder de mercado e ter vantagem