Resumo Sonho Grande
A disputa travada entre a Antarctica e Brahma foi a mais árdua e dura comparada a outras.As duas cervejarias disputavam ferozmente pela liderança.
A artilharia para derrubar a Antarctica era pesada e começou com a busca da Brahma por tornar seu processo de fabricação e distribuição mais eficiente e se tornou maior com a contratação de Eduardo Fischer,um publicitário que deu inicio a “guerra das cervejas”.A Brahma agora queria poder aparecer cada vez mais e com o trabalho de Fischer isso foi possível,ele deu vida ao slogan “número 1” e dali surgiram diversas oportunidades de se mostrar a número 1e apesar do esforço da Antarctica para parar o avanço da Brahma,a luta estava desigual e a cervejaria paulista era mais lenta e cautelosa.
Mesmo com todas as iniciativas tomadas pela Brahma,eles ainda não seriam capazes de vergar a Antarctica,a única forma de se atingir o concorrente é pelo caixa e então decidiram que o jogo precisava ficar mais pesado.
Carlos Brito colocou um sistema de vendas capaz de analisar os dados de todos os seus clientes,com isso conseguia saber quanto cada bar ou supermercado comercializava e com que margem de lucro.
O sistema criado por Brito era ótimo e os faziam vender mais,o único problema era que os resultados da Brahma estavam fracos e as metas dificilmente seriam batidas, se o problema não estava nas receitas,só podia estar nas despesas e perceberam que números precisavam ser reduzidos,com isso buscaram inspiração em programas de redução de custos.
O Orçamento Base Zero era um programa de controle de custos que previa a revisão anual integral de todas as despesas da companhia.O inicio do programa foi complicado,não haveria mais moleza e como estimulo tiraram os bônus,fizeram isso com o objetivo de que o pessoal seguisse OBZ e se dedicassem a reduzir os custos.
- “São Paulo e Corinthians no mesmo time”
Na disputa entre as duas cervejarias,a Brahma estava levando a melhor.
Surgiu uma nova ideia na