Plano de negocio
Para se ter uma boa visão de futuro é preciso de um bom processo de planejamento. O planejamento envolve decisões que tem diferentes inercias, portanto é necessário considerar vários sub-horizontes.
Curto e médio prazo: envolve níveis mais moderados de recursos, essas decisões podem ser tomadas com pouca antecedência.
Longo prazo: Envolve decisões estratégicas, em geral difíceis de serem revertidas e requerem grande antecedência. Envolvem níveis mais elevados de recursos, e em decorrência, seus efeitos terão maior relevância.
As incertezas das previsões aumentam com o horizonte, portanto erros de previsão crescem com o horizonte de previsão. Decisões tomadas com maior antecedência requerem visão sobre um futuro mais longo.
Estudando o caso da lanchonete McDonald’s, foi feita uma previsão das vendas de sanduíches há um ano e meio. Previsão esta, detalhada por tipos de sanduiches ou seja desagregada. Constatamos que o percentual de erros da previsão tem media de 21,6% por sanduiches, já quando observamos o percentual total dos sanduiches notamos que a previsão agregada resulta em 2,5% de erros. Concluímos então que as previsões desagregadas tem uma margem de erros variadas umas maiores e outra menores. Como a visão agregada é menos sujeita à erros que a visão desagregada, a decisão acaba por ser tomada sob menor nível de incerteza. O mesmo planejamento em algum momento será necessário tratar o futuro com uma visão desagregada. No caso dos sanduiches, será necessário saber quanto comprar de queijo neste caso com uma inercia menor. A Estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas. As decisões diferentes requerem níveis diferentes de agregação de dados, a incerteza devida à antecedência é muito menor pelo fato de a própria antecedência ser muito menor. A hierarquia de decisões de maior inercia, vão hierarquicamente restringindo as