A adminstração na teoria neoclassica
Idalberto Chiavenato
Planejamentos...
De acordo com o autor Idalberto Chianato, existem além da hierarquia de objetivos, a hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: O planejamento estratégico, o tático e o operacional.
Inciando o texto, começaremos a relatar sobre o planejamento estratégico; Segundo Chiavenato, é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Podemos dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas , utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado "plano estratégico.
A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determina, rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matris que ilucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.
O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:
- à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
- à visão - onde queremos chegar como instituição;
- aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
- à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
- aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.
A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.
Passamos agora a relatar sobre o planejamento tático onde Chiavenato o define como é o mesmo que abrange cada departamento ou