Teoria Neoclassica
Teoria Neoclássica
No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um périodo de intensa remodelação. O mundo das organizações ingressou em uma etapa de grande mudanças e transformações. E então as repercussõessobre ateoria administrativa não tardaram a acontecer.
Apesar da influência das ciências do comportamento, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir. Todas as teorias administrativas posteriores se assentaram na teoria clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente. Então surgiu a Abordagem Neoclássica que é a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada.
2. Desenvolvimento 2.1. Teorias
A Teoria Neoclássica nada mais é do que a representação da Teoria Clássica colocando em um novo figuríno e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.
2.2. Conceitos
Teoria Neoclássica é a corrente administrativa que se caracteriza pelo renascimento da teoria clássica, devidamente atualizada e redimensionada de acordo com o espírito pragmático e que se baseia no processo administrativo e na ênfase nos resultados e objetivos.
2.3. Características
Teoria Neoclássico
1. Ênfase na prática da administração.
Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente á ação administrativa.
2. Reafirmação dos postulados clássico.
Os neoclássico retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestrurando-o de acordo com as contigências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.
3. Ênfase nos princípios gerais de administração.
Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como leis científicos são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
É em função dos objetivos e