A administração e as organizações
A palavra administração vem do latim, e significa uma atividade realizada por alguém sob o comando de outro. Para Megginson, administração é definida como o trabalho através de recursos humanos, financeiros e tem como funções planejar, organizar, liderar e controlar. Para Maximiano a administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos e tem como funções o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle.
2) Qual a finalidade da Administração?
É estabelecer e alcançar objetivos (a ser atingido por uma organização, instituição, empresa, grupo empresarial ou por uma pessoa) e metas (a ser atingido como consequência de um plano, programa ou projeto).
3) Qual o papel da Administração nas organizações?
Conduzir as organizações de forma integrada de modo que determinadas áreas de atuação possam convergir para objetivos comuns, ou seja, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país, por meio de produtos e serviços de qualidade.
4) Quais os diferentes tipos de organizações?
Privadas: que visam ao lucro e são responsáveis pela produção de bens e serviços.
Terceiro setor: vêm ocupando o espaço deixado pelo Estado na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer.
Públicas: podem atuar nos níveis Federal, Estadual e Municipal, e entre elas temos as que se configuram em Administração Direta (que é o conjunto dos órgãos integrados diretamente na estrutura administrativa em âmbito Federal, Estaduais e Municipais) e Administração Indireta (que é conjunto de entes com personalidade jurídica própria e executam atividades do governo que são desenvolvidas de forma descentralizada).