Maçaricos
MAÇARICO
índice
Introdução
3
Constituição do maçarico
4
Instruções para um uso adequado
7
Gases inertes
10
Gases inflamáveis
12
Gases especiais
14
Gases de protecção em soldadura e corte
15
Segurança
16
Soldadura oxiacetilénica
17
Conclusão
25
Bibliografia
26
Introdução a Como funcionam os maçaricos
Nenhuma ferramenta é tão interessante de se ver quanto um maçarico a gás. A chuva de faíscas que cai do aparelho é hipnotizante. Mas, apesar do espectáculo, não chegue muito perto - as faíscas são, na verdade, pequenas partes de metal derretido projectadas durante o corte e a soldagem.
Um maçarico produz uma chama muito quente que serve para moldar e cortar metais com a ajuda de gases altamente combustíveis, portanto, é uma ferramenta bastante perigosa. Pressões erradas, mau uso do equipamento, faíscas excessivas e oficinas desorganizadas podem provocar incêndios, ou até mesmo explosões fatais.
A invenção do maçarico, no fim do século 19, deixou os piromaníacos de todo o mundo em polvorosa e revolucionou o processo de soldagem. As primeiras evidências do uso da soldagem, ou da técnica de unir peças de metal aplicando calor, datam de mais ou menos 3.000 anos atrás. Na Idade Média, o processo já estava bastante desenvolvido e a serralharia era comum. O maçarico facilitou o corte e a soldagem de metais, pois concentra a alta temperatura em um pequeno ponto.
Soldadores e encanadores não são os únicos que lidam com essas máquinas lançadoras de fogo. Pessoas comuns podem ter maçaricos em casa para várias tarefas, como acender charutos, arrumar jóias e até cozinhar.
Componentes do maçarico
Os maçaricos a gás, mesmo os profissionais, são ferramentas razoavelmente simples. Seu projecto básico não mudou muito do século passado até hoje. Um maçarico profissional é geralmente formado por um cilindro de gás combustível, um cilindro de oxigénio, dois