Maçariqueiro
Corte com maçarico é um processo de corte onde a separação ou remoção do metal é acompanhada pela reação química do oxigênio com o metal a uma temperatura elevada. Os óxidos resultantes dessa reação (Fe2 O3 - FeO – Fe3 O4), tendo ponto de fusão menor que o do metal, fundem-se e escoam. Com o escoamento dos óxidos, boa quantidade do metal é oxidado e o processo continua.
A temperatura de ignição é atingida pelo preaquecimento com chamas de gás combustível – oxigênio, usualmente posicionadas ao redor do furo de saída de oxigênio.
O maçarico de corte associa a ação de um jato de oxigênio com uma chama oxicombustível de aquecimento. Esse jato de oxigênio, de alta velocidade, provoca a reação de combustão, e a abertura de um rasgo na peça pela movimentação conveniente do maçarico.
Utilização: Construção naval, caldeiras, esferas, plataformas, gasodutos, reparos navais, refinarias e etc.
ACETILENO:
É um gás incolor de cheiro característico e altamente combustível. Sua notação química é C2H2. É um composto instável, sujeito a violentas explosões quando se decompõe. Pôr esse motivo, este gás não deve ser comprimido, quando puro, para suportar pressões superiores a 15 libras por polegada quadrada (psi). Em determinadas condições, quando em contato com a prata, mercúrio e cobre, pode provocar explosões.
PRECAUÇÕES NO MANUSEIO DOS CILINDROS DE ACETILENO:
• Nunca deixar os cilindros de Acetileno diretamente sob o sol;
• Os cilindros deverão ser armazenados em locais adequados e seguros;
• Evitar os choques, quedas ou golpes com os cilindros de Acetileno;
• Não utilizar qualquer peça ou tubo de cobre ou latão para a circulação do acetileno;
• Usar sempre um regulador de Acetileno, ligado à válvula do cilindro, seja qual for à aplicação dada ao gás.
EFEITOS DO ACETILENO:
O acetileno é um gás anestésico, não venenoso. Suas concentrações muito altas em ambientes fechados sufocam o ser humano, em virtude da exclusão do oxigênio. Os