Zootecnia
Medicina Veterinária
Bioclimatologia e zootecnia
Nomes: Larisse Ohana, Tercília Leão, Leandro Peres
Introdução:
Um pónei é um pequeno equideo com uma morfologia e temperamento próprios. Comparativamente a um cavalo, entre outras características, além da sua estatura mais reduzida, os póneis exibem crinas e caudas mais densas, uma estrutura óssea mais pesada e pernas proporcionalmente mais curtas
Origem
Quem pensa que o pônei é apenas um cavalo anão está enganado e é ainda mais errôneo acreditar que sua estatura é uma anormalidade ou defeito.
Este animal é apenas um equino de baixa estatura, não ultrapassando 1,50 metro, mas com a mesma resistência dos cavalos maiores, tanto no trabalho como no lazer
Há diversos relatos sobre a origem deste tipo de animal, um dos mais antigos é o pônei Fjord, um de maior pureza racial também. Esta raça migrou para Noruega há mais de quatro mil anos.
Outra muito conhecida e antiga, é a Welsh Pony, originário da escócia. A menor raça conhecida vem da Escócia também, o pônei Shetland especificamente da Ilhas de Shetland.
Origem no Brasil
Dados da Associação Brasileira de Criadores de Pônei indicam que uma raça de pônei brasileiro foi estabelecida a partir de um cruzamento de pôneis da raça Shetlan, com alguns exemplares Falabella trazidos da argentina, além de animais oriundos do Paraguai e Uruguai. O padrão de estatura considerado ideal em animais dessa raça é de 1 metro para machos e 1,10 para fêmeas.
Outra raça de pôneis brasileira, surgida no sul de Minas Gerais, é o Piquira. O Padrão Racial prevê altura ideal de 1,22 m para machos e 1,20m para fêmeas, sendo 1,30m a altura máxima para machos, 1,28m a altura máxima para fêmeas e 1,15 é a altura mínima para ambos. A essência desta raça é o andamento marchado e cômodo.
Curiosidades dos Pôneis:
Por causa da sua graciosidade, entre os séculos XVII e XVII, os antepassados dos pôneis eram utilizados como presentes para príncipes e princesas.
Não é