Zoonoses de ruminantes
Aluna: Kriscia Alves Teixeira
ZOONOZES DE RUMINANTES
As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microrganismos diversos. A Saúde Pública Veterinária é a área responsável pela criação de medidas de controle e combate de zoonoses. As zoonoses de ruminantes são:
TUBERCULOSE
A tuberculose bovina é uma zoonose de evolução crônica causada pelo Mycobacterium bovis e caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões nodulares denominadas tubérculos. A doença é infecciosa e contagiosa, podendo ser transmitida pelo ar, alimentos ou água. Os sintomas são nódulos característicos, principalmente na região do pescoço; Perda de apetite; Perda de peso e da produção de leite e carne; Inflamação da glândula mamária; Anemia; Tosse; Diarréia; Cansaço. Não há um tratamento específico recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Prejuízos Queda de produtividade; Redução na produção de leite e carne; Comprometimento da comercialização de animais e seus produtos. Prevenção Ferva o leite antes do consumo; Apenas consuma carne, leite e derivados que forem devidamente inspecionados; Teste os animais do seu rebanho e elimine os doentes; Animais adquiridos devem possuir o teste de tuberculina negativo.
BRUCELOSE
Brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pelas bactérias pertencentes ao gênero Brucella, do qual existem várias espécies, todas perfeitamente caracterizadas e distintas. Bovinos, suínos, equinos, caninos, aves, caprinos, ovinos e humanos podem ser infectados. A espécie que acomete o gado é a Brucella abortus. É transmitida pela ingestão de leite ou derivados oriundos de vaca contaminada, manipulação de carne contaminada, contato direto com animal doente ou feto abortado. Em rebanhos comerciais o tratamento não deve ser realizado, sendo que por questões epidemiológicas é recomendado o sacrifício dos animais.