Medicina Veterinária
É a ciência que se dedica à prevenção e tratamento das doenças dos diferentes animais. O Veterinário é o médico responsável tanto pelo acompanhamento da saúde dos animais de companhia (cães e gatos), de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e selvagens (de cativeiro ou de vida livre). É o responsável pelo controle de qualidade da produção dos produtos e subprodutos de origem animal (carne, leite, ovos e pescados). Atua no acompanhamento de toda a cadeia produtiva, desde o controle de sanidade animal, da qualidade e higiene da produção, da conservação até a comercialização dos produtos e subprodutos de origem animal.
Realiza pesquisas nas áreas de controle da sanidade, no diagnóstico e tratamento das diferentes doenças que acometem os animais e nas diversas áreas envolvendo a biotecnologia. Também planeja, fiscaliza e coordena programas de defesa sanitária, de proteção e desenvolvimento da pecuária e no controle e erradicação das zoonoses – doenças transmissíveis do animal para o homem.
O médico veterinário também pode trabalhar com meio ambiente, desenvolvendo pesquisas com animais selvagens no campo ou em zoológicos e no controle sanitário. A perícia técnica em animais que participam de competições esportivas é a atividade mais recente.
É bom salientar que apesar do mercado ser amplo é bem competitivo, em decorrência do crescente número de formandos. Por isso espera-se que esse profissional seja cada vez mais criativo, tenha espírito inovador, empreendedor, crítico e vontade de se aprimorar constantemente.
O curso
Duração: cinco anos.
Nos dois primeiros anos, o aluno tem aulas de anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, além de matemática e estatística. Em seguida começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, realizadas em laboratório, têm ganhado espaço na grade curricular da maioria dos cursos. Assim, durante o curso, são desenvolvidas atividades em