A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA
A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
SOBRE OS PRINCIPAIS MODELOS, TEORIAS E PENSADORES
A Economia se desenvolveu como ciência no decorrer dos últimos 500 anos. Sendo moldado de forma filosófica, Aristóteles e Platão contribuíram para o pensamento econômico.
Aristóteles definiu a economia como “artes naturais”, dizendo que atividades como, agricultura, pesca e caça, eram essenciais para a vida, já as aquisições não-naturais já não havia necessidade.
Já Platão tece “A República e as Leis”, sobre a “Cidade-Estado-Ideal”, no qual abordava um Estado regido por leis.A igreja católica influenciava e incentivava na idade médica a ideia de se dotar o preço justo, para ambas as partes da negociação, considerando com usura os juros excessivos.
O feudalismo
O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa), tendo como consequência cidades subdesenvolvidas. Os Suserano (rei) doava terras aos Vassalos (senhores feudais), em troca de trabalho, formando comunidades de agricultores.A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.Tendo tributos e obrigações dos servos para com os senhores feudais:
Corveia: esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. Talha: Um terço da produção deveria ser repassado aos senhores feudais.Taxa de Justiça: era a taxa que o servo pagava ao senhor feudal para que se fizesse justiça dentro do feudo. Quando o servo cometia