Evoluçao economia
2º) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
3º) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
4º) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
5º) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
1º) Quais as principais tendências do pensamento econômico atual?
Hoje, prevalece ainda a teoria geral do emprego, do juro e da moeda, formulada por Keynes em 1936. Embora ela venha sendo adaptada diante da escalada do neoliberalismo. Depois de Keynes, as principais tendências do pensamento econômico estiveram atreladas a alguns aspectos, dentre eles, três estão explicitados a seguir:
• A revolução matematizante da ciência econômica – foi à reformulação matemática da maioria das áreas do conhecimento econômico, em que surgiram algumas matérias como a estatística para auxiliar nos cálculos econômicos.
• A oposição entre econometristas e economistas institucionalistas – disputa travada considerada por alguns críticos mera especulação teórica e indutiva empírica por parte dos institucionalistas. Neste eram características: a amplitude do programa, a recusa de separar a realidade da economia, a busca por caminhos alternativos com base nas instituições, nos valores sociais, nas tecnologias e na própria evolução da sociedade.
• Os grandes modelos macroeconômicos – durante a troca de experiências entre matemáticos, estatísticos, economistas e administradores civis e militares reunidos em instituições ligadas a pesquisa militar, como o OSS (Office of Strategic Services), que surgiram os grandes modelos econômicos nos EUA, logo após a II Guerra Mundial. Desde então, várias outras pesquisas no campo militar e econômico vem sendo desenvolvidas. Em decorrência disso, foi possível