Atps tga 1 etapa
ATPS – 1° ETAPA
Alunos
CIDADE 2011
A Administração surgiu no momento em que as pequenas empresas tornam-se companhias de médio e grande porte, essa nova visão se dá com a necessidade de uma melhor gestão, e um momento histórico que privilegiava esse novo pensamento. Advindo dos termos latinos ad, que significa direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro, Administração, de acordo com sua origem, nada mais é do que realizar uma função sob o olhar do outro. Hoje, sabe-se que esta concepção está ultrapassada, pois vem a ter com um momento histórico totalmente novo, diferente de quando surgiu, quando controlar o seu empregado era o maior desafio do patrão.
De acordo com Chiavenato (2011), Administração é a ciência que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas. Administrar envolve toda e qualquer relação humana, desde o âmbito familiar até questões mundiais, podemos resolver demasiados impasses se atentarmos às técnicas administrativas. Tudo isso porque é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas (Chiavenato, 2011).
Por meio do planejamento, organização, direção e controle, tem-se o pensamento administrativo, e foi baseado nisto que alguns estudiosos se inspiraram para criar suas teorias. Frederick W. Taylor é o precursor das teorias administrativas. Ele é o pai da Administração Científica, um método baseado na ciência