atps tga ananhanguera etapa 1 ao 3
3134 palavras
13 páginas
1. A abordagem Clássica da administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.Taylor foi o criador do movimento da Administração Científica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que tinham como objetivo resolver os problemas enfrentados pelas empresas. Os problemas observados por ele, por exemplo, foram:
- Não haver incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador
- Os gerentes pareciam ignorar que a excelência no desempenho significaria recompensas tanto para eles próprios quanto para a mão-de-obra.
- Não havia integração entre os departamentos da empresa
Entre outros.
Taylor passou a observar os problemas das operações fabris para então propor soluções que se aplicam até os dias de hoje.
Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial apara aumentar a eficiência nas fabricas. Criou-se então o movimento da administração cientifica que se divide em 3 fases:
Na primeira ele propõe um método para eliminar a diminuição do valor pago por peça, avaliando o tempo que um funcionário levaria para fazer uma determinada peça (dando o seu melhor) e a partir daí estipulasse um valor por peça motivando os funcionários a produzirem pois receberiam por peça fabricada. Este estudo é chamado de Tempos e Movimentos. Na segunda Taylor diferencia o homem médio e o homem de 1ª classe. E na terceira reafirma as suas ideias e a abrangência da administração cientifica recomenda mudanças nas responsabilidades dentro da empresa. (Criação de um departamento de Planejamento que se preocuparia com o trabalho intelectual estudando e propondo aprimoramentos no chão-de-fábrica e os trabalhadores e supervisores se preocupariam com a produção).
Henri Fayol é responsável por definir que Administração é um processo de tomar decisões agrupadas em